QUEM SOMOS

   Somos estudiosos do mundo da pesca e dos ecossistemas aquáticos, o que nos deu a oportunidade de conhecer, interagir, e aprender com diversas mulheres pescadoras durante ações e pesquisas em várias localidades costeiras e ribeirinhas do Brasil e do exterior. Com o impulso de dar visibilidade a essas mulheres e registrar homenagens oriundas de diversos colegas e amigos, reunimos um grupo de profissionais de diferentes áreas para inaugurar o projeto Mulheres da Pesca, promovendo o compartilhamento de histórias reais, marcantes e, muitas vezes, até insólitas, assim como a edição de um livro muito especial.

     A sede do nosso trabalho está localizada na Universidade de São Paulo, no Laboratório de Ecossistemas Pesqueiros (LabPesq) do Instituto Oceanográfico, que ampara este projeto considerado de cultura e extensão. No entanto, o que procuramos aqui é revelar à sociedade um universo amplamente desconhecido, contando com a colaboração de profissionais de outras áreas e territórios.

Para saber mais sobre nossas ações, publicações, atividades, e demais projetos, visite nosso site: http://labpesq.io.usp.br

 

Para saber sobre os autores dos relatos, leia mais em cada história compartilhada sobre as protagonistas.

Créditos

Organização: Amanda Figueredo Fonseca

Curadoria: Mary Gasalla

Foto: Eline Luz

OPROJETO

O projeto tem por objetivo compilar e compartilhar histórias de mulheres que atuam na pesca, com o intuito de dar visibilidade e prestar homenagem a essas pessoas de experiências de vida peculiares. Embora se destaquem por suas habilidades e por prestarem serviços relevantes, são pouco reconhecidas socialmente, sendo que poucos vislumbram seu conhecimento, atuação, espírito de luta e convivência harmônica com a natureza.  Visando promover o compartilhamento de histórias reais sobre tantas mulheres surpreendentes, marcantes, verdadeiras protagonistas das águas, pretendemos concluir o projeto com a edição de um livro com os melhores textos. Para operacionalizar este objetivo, entendemos que a criação de uma plataforma online seria a melhor forma de reunirmos, processarmos e compartilharmos a edição dessas histórias. O material recebido por meio desta plataforma será publicado de modo a que outras pessoas possam conhecer e reconhecer essas personalidades, e com isso, também a importância do trabalho das mulheres envolvidas na cadeia produtiva da pesca. Por outro lado, pretendemos também homenagear os autores, que revelam, na maior parte das vezes, experiências profissionais muito diferentes das pescadoras. Vemos nisso uma forma de homenageá-las mais amplamente, tornando-as protagonistas do tecido social e cultural vigente. 

POLÍTICA DE USO

A reprodução do material e fotografias do site requer necessariamente uma autorização prévia, e mediante crédito e citação explícita dos autores, do projeto e da instituição. Fotos próprias devem ser creditadas com o nome do fotógrafo, seguido de LabPesq/USP Imagens.

Nossos Apoiadores

©2019 Mulheres da Pesca by LabPesq/IO/USP
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS